Takis - Uma aventura picante.

Na nossa última expedição desbravámos os frescos Alpes Suíços para descobrir a mágica história por de trás do Ovomaltine. Desta vez, contudo partimos, para uma experiência completamente distinta. Aliás, poderíamos dizer que decidimos ir do frio para o fogo!

A origem da ideia

Tudo começou depois de uma deliciosa tarde, após passearmos o nosso Toby, estávamos nós a desfrutar de um generoso sol, o seu abraço quente aquecia os nossos espíritos e a pele ganhava aquela tão ansiada tonalidade bronzeada. As horas deslizavam preguiçosamente, como se até o tempo se rendesse à inebriante dança dos raios solares. Era um desses dias perfeitos, onde o céu é um vasto mar de azul e a vida parece sorrir-nos de todas as direções.

De repente, num estalar de dedos, uma ideia tão ousada quanto excitante nasceu. Que melhor forma de nos rendermos ao calor do que abraçá-lo por completo. Por que não dar um salto a um País onde o sol brilha tão intensamente quanto as cores da sua cultura? Um lugar onde o calor não é apenas sentido, mas vivido em cada canto, em cada rosto, em cada prato.

Sem grandes demoras, com os nossos sombreros firmemente colocados na cabeça e os pesos a tilintar animadamente na carteira, decidimos atravessar o Atlântico. Deixámos para trás a familiaridade do velho continente e preparámo-nos para mergulhar diretamente no coração palpitante da América Latina. A nossa bússola apontava para o desconhecido, mas sempre emocionante México, terra de Mariachis e Tequilha.

Takis - México - Tequilha - Ilustração - Glood

O que nos levou ao México

A nossa verdadeira missão não era nem a música vibrante, nem o inebriante e potente líquido, mas sim a descoberta de um irresistível snack que tem feito furor em todo o mundo: os Takis.

A nossa máquina do tempo, alimentada por pimenta jalapeno e tortillas de milho, levou-nos de volta a 1999, onde encontrámos o engenhoso criador destes rolinhos picantes, o inigualável Morgan Sanchez.

Takis - Criador México - Morgan - Ilustração -Glood

Foi aqui que começou a história dos Takis, nas mãos de Sanchez, um homem com uma ideia e um desejo insaciável: criar um snack irresistível. Inspirado nos taquitos, uma iguaria mexicana que envolve a tortilha em torno de um recheio suculento, ele decidiu criar uma versão snack, mais fácil de comer e perfeita para qualquer ocasião. Assim nasceram os Takis, rolinhos de tortilla, crocantes e cheios de sabor, que logo conquistaram o paladar dos mexicanos.

Por essa altura, Morgan Sanchez fazia parte da equipa de criativos da Barcel. Era um agitador de ideias, sempre pronto a pensar fora da caixa. Quando apresentou a ideia dos Takis à empresa, esta encarou a inovação de braços abertos e rapidamente iniciou a sua produção em larga escala.

Morgan Apresentação dos Takis, Ilustração

Fundada no coração do México em 1971, a Barcel, subsidiária do Grupo Bimbo, transformou-se rapidamente numa força a ser reconhecida na indústria alimentar. Os Takis, sem dúvida, foram uma das suas invenções mais emblemáticas.

Pouco depois, em 2003 o grupo começou a exportar os famosos rolinhos, tornando-os num fenómeno global. O salto para o mercado dos Estados Unidos, em 2006, foi um grande marco na trajetória dos Takis, levando-os para a frente dos holofotes e atraindo uma legião de fãs que dura até hoje.

Desde os primeiros momentos de popularidade dos Takis, uma legião de entusiastas começou a explorar e a inventar novas formas de integrar estes rolinhos nas mais diversas receitas. Por exemplo, na rua vimos uma barraquinha, onde uma simpática senhora, preparava o famoso "Takis-Loco", um prato de rua mexicano que combina os salgados Takis com amendoim, pepino, nabo mexicano, limão e molhos picantes, sendo tradicionalmente servido no próprio saco do snack.

Foto de embalagem de Takis com molho, e amendoins, Takis loco

Temos ainda visto os Takis sendo usados em saladas, como uma adição picante a carnes grelhadas, e até mesmo triturados para formar a base da crosta em filetes fritos (Esta ideia, com certeza, temos que experimentar!). A versatilidade deste snack só é limitada pela criatividade daqueles que se atrevem a experimentá-los!

O que são!

Para aqueles que ainda não tiveram o prazer, devem-se estar a perguntar: "Mas qual é então o sabor Takis?"

Imaginem uma tortilha de milho, pequena, dourada e extremamente crocante. Agora adicionem um sabor intenso, cítrico como uma lima, e um toque explosivo pimentas. Estão a imaginar? Preparem-se para uma explosão de sabor - os Takis não são para os fracos de estômago. São ardentes, vibrantes, salgados e, ao mesmo tempo, incrivelmente viciantes.

Estes pequenos rolinhos apresentam-se numa variedade de sabores como o Fuego (que se traduz como "fogo" e, acreditem, o nome não é exagerado!), Nitro, Xplosion, Queso, entre muitos outros que desafiam as papilas gustativas e deixam qualquer um a correr em busca de um copo de água... ou quem sabe... de mais Takis!

Ilustração Takis - Glood

Resta então a pergunta: "Onde posso comprar Takis em Portugal?" Pois bem, Na Glood!

A história dos Takis em terras lusitanas é uma verdadeira montanha-russa. Surgiram como uma lufada de ar quente em 2015, trazidos pela Bimbo Portugal, mas rapidamente desapareceram, deixando os aficionados pelo seu sabor atónitos e desolados.

Durante anos, os amantes destes rolinhos de milho sofreram com a ausência, as saudades apertavam e o desespero começava a tornar-se cada vez maior.

Até que, em 2019, a Glood, sempre atenta, trouxe-os de volta para Portugal. E desde então, têm conquistado o paladar de todos com o seu sabor irresistível.

Hoje, os Takis estão disponíveis na Glood, prontos para desencadear uma explosão de sabor. A menos que, é claro, estejam esgotados, o que pode acontecer, porque, vamos lá, são irresistíveis!

Mas, uma palavra de cautela: ao provar os Takis, prepare-se para uma transformação! Os Takis têm o poder mágico de transformar o cético mais teimoso num fiel seguidor.

Os Takis são uma verdadeira tentação! São viciantes! O seu sabor ardente pode não ser para os fracos de coração, mas quem consegue resistir a tanto encanto?

E lembrem-se, a vida é feita de experiências e sabores. Não tenham medo de sair da vossa zona de conforto e experimentar algo novo e excitante.

Porque, no fim de contas comer é um dos melhores prazeres da vida!

Até à próxima aventura gastronómica, mantenham os vossos paladares abertos e as vossas papilas gustativas prontas para a ação!

*