Ovomaltine: Uma Viagem à Terra dos Alpes!

Apertem os cintos e preparem-se para uma viagem repleta de sabor e diversão! Acabámos de entrar no avião com destino à Suíça, o país que nos presenteou com invenções incríveis, como o famoso canivete suíço e o delicioso queijo fondue. No entanto, o que nos move hoje é outra das suas grandes criações: o Ovomaltine.

Fomos conhecer uma das mais importantes marcas do país dos Alpes. De caminho ainda parámos numa pastelaria e aprendemos a fazer um bolinho de laranja com pasta Ovomaltine.

A origem: Dos Alpes para o mundo

A nossa primeira paragem foi nos Alpes de 1865, nas majestosas montanhas da Suíça. Entrámos num laboratório, no coração de Berna, Suíça.

Ovomaltine - Alpes Suíços - Origem

Era aqui que o químico Dr. Georg Wander procurava uma solução para combater a desnutrição, um problema grave naquela época. Depois de vários anos, decidiu focar-se no malte, um produto natural, obtido a partir de grãos de cevada moídos. Dr. Wander desenvolveu um método pioneiro de preservação do malte por meio de vácuo. Esse feito permitiu a criação de um extrato de malte que seria muito importante para nutrir vários jovens e necessitados.

enter image description here

Georg Wander faleceu em 1897, mas a sua experiência não ficou por aí.

O seu filho Albert Wander, também químico e farmacêutico, continuou a desenvolver o "superalimento", aprimorando o sabor e enriquecendo-o com outras fontes naturais de energia. Ao extrato, adicionou, ovo e leite, tornando-o ainda mais nutritivo e por fim adicionou chocolate dando-lhe o sabor irresistível que mantém até hoje. O objectivo do Doctor era criar um pó, que misturado com água ou leite originasse uma bebida nutritiva, não sabia ele que uns anos mais tarde esta mistura seria consumida em muitos lares e transformada em diversos produtos como barras, cereais e até numa pasta maravilhosa. Obrigado Dr.Albert!

Ovomaltine conquista o mundo

O tempo foi passando e a popularidade do Ovomaltine ultrapassava as fronteiras suíças. Em 1904, a marca Ovomaltine foi oficialmente lançada, inicialmente o produto era vendido apenas com fins medicinais. No entanto, rapidamente passou a ser utilizado por diversas pessoas e famílias. O seu sabor único conquistou o paladar de pessoas por todo o mundo.

Ovomaltine -  Distribuição 1902 - Ilustração

De lá até aos dias de hoje, a marca lançou diversos produtos, sendo os mais conhecidos:

Ao longo dos anos, a marca Ovomaltine conquistou os corações e os paladares. Em cada país, as pessoas encontraram maneiras únicas de desfrutar dos produtos Ovomaltine. Alguns preferem saborear as barras de chocolate diretamente ou beber o pó mexido no leite, enquanto outros se deliciam a barrar o creme numa tosta.

No entanto, não demorou muito até surgirem os verdadeiros criativos, aqueles que começaram a reinventar o produto e a incorporá-lo nas mais diversas receitas. Desde bolos e sobremesas a bebidas e gelados, as possibilidades são infinitas quando se trata de utilizar a pasta de barrar da Ovomaltine nas criações culinárias. Ovomaltine tornou-se muito mais do que um simples alimento, passou a ser um ingrediente versátil que inspira a criatividade gastronómica em todo o mundo.

Na nossa viagem descobrimos uma receita muito simples de bolo de laranja com pasta Ovomaltine. Foi criada em 1986 numa pastelaria Suíça e ainda hoje é vendida.

A Receita: Bolo de Laranja com Pasta Ovomaltine Crunch

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 chávena de açúcar
  • 1/2 chávena de sumo de laranja
  • Raspa de laranja
  • 1/2 chávena de óleo vegetal
  • 2 chávenas de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 chávena de pasta Ovomaltine Crunchy Spread 380g.

Instruções: (É muito fácil, vamos lá!)

  • Preparem o forno a 180°C e untem uma forma com manteiga e farinha.
  • Numa tigela, batam os ovos e o açúcar até obterem uma mistura clara e fofa.
  • Adicionem o sumo de laranja, a raspa de laranja e o óleo vegetal à mistura, mexendo bem.
  • Noutra tigela, peneirem a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal.
  • Adicionem essa mistura seca aos ingredientes líquidos e misturem até obterem uma massa homogénea.
  • Vertam a massa na forma preparada e levem ao forno por cerca de 30-35 minutos (façam o teste do palito).
  • Retirem o bolo do forno e deixem-no arrefecer completamente.
  • Cortem o bolo na horizontal, e espalhem uma boa dose de pasta Ovomaltine, no meio das duas camadas.
  • Por fim voltem a meter a camada de cima e cubram o bolo todo com mais pasta.

Bolo de laranja com produtos Ovomaltine - Ilustração

Não se vão arrepender!

E é com água na boca que terminamos esta viagem aos Alpes. Obrigado por nos acompanharem e até à próxima aventura pelo mundo dos sabores!

Não te esqueças! Comer é um dos melhores prazeres da vida! Visitem a nossa loja Online. e transformem as vossas refeições em momentos memoráveis, cheios de sabor e diversão!

*